Firefox mais Seguro com Proteção Contra Rastreio de Dados


Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do site InfoCotidiano.
A flexibilidade, compatibilidade e alcance sempre foram os principais diferenciais do Firefox e agora, depois de algumas atualizações, o navegador promete também muito mais segurança e estabilidade, tanto na versão de usuário final quanto na de desenvolvimento.


Navegação Anônima
As principais mudanças do navegador foram feitas em relação a navegação anônima.
Quem utilizar a navegação anônima do Firefox não irá mais precisar se preocupar com o rastreio de suas informações, pois o navegador fará o bloqueio automático disso - desde que nenhum login seja feito - dessa maneira, a navegação é totalmente privada. Como em alguns casos os rastreadores estão em anúncios ou botões de interação para redes sociais, esses itens também podem ser bloqueados pelo navegador, para garantir que o usuário realmente tenha controle sobre seus dados.
Com esse recurso, é possível manter suas atividades online protegidas tanto de outros usuários, como dos próprios sites, que coletam informações para identificar seu comportamento. Caso você não se adapte a mudança ou deseje ver o site por completo, a proteção contra rastreio poderá ser desativada.



Utilizando o Novo Recurso
Utilizar o sistema anti rastreio é muito simples, pois ele é automático, ou seja, basta você abrir uma nova janela privada (opção localizada no menu do navegador, no canto direito) e navegar normalmente - lembrando de evitar login. O recurso é ativado também quando uma nova janela anônima é solicitada através de um clique com o botão direito em um link.
Para desativar o recurso, basta abrir uma nova aba privada e clicar no ícone "desligar proteção contra rastreamento". Caso o desbloqueio seja para uma página, clique no ícone em formato de escudo que aparece na barra de endereço. Os mesmo ícones podem ser usados para reativar a proteção posteriormente. Além disso, no painel de controle, é possível personalizar o que pode ser recebido, enviado e bloqueado em cada página.
Proteção para Além do Navegador
Apesar de ter se tornado mais seguro e privativo, o Firefox não dispensa o uso do antivírus no computador, celular ou tablet. O antivírus é o programa indicado para proteger seu computador, independente da modalidade de navegação que você utiliza; a Bitdefender oferece, gratuitamente, um dos melhores antivírus da atualidade, que conta com anti-rootkit, verificação HTTP, sistema de detecção de invasão, escudo em tempo real e controle de vírus ativo, tudo isso sem comprometer a performance do computador.
O anti rastreio está presente na versão 42.0 do navegador, disponível para Windows, Linux, Mac e Android.

Imagens: Divulgação

Comentários