Aprenda programar em Windows, Linux e OSx !

Lazarus é um ambiente de desenvolvimento integrado desenvolvido para o compilador Free Pascal. O software objetiva ser compatível com o Delphi e, ao mesmo tempo, suportar diversas arquiteturas e sistemas operacionais.
Free Pascal é um compilador de Object Pascal que roda em Linux, Windows, OS/2, Mac OS tradicional, Mac OS X, ARM, BSD, BeOS, DOS e mais. Ele foi desenhado para compilar código com a sintaxe do Delphi ou dos dialetos Pascal do Macintosh e gerar executáveis para diferentes plataformas a partir de um mesmo código-fonte.


Bancos de Dados

O Lazarus possui suporte para vários bancos de dados. Os pacotes adequados, porém, não vêm pré-instalados. Se todos os pacotes viessem instalados, o programador precisaria ter disponíveis as bibliotecas para acessar todos os bancos de dados. Para ativar o suporte para um deles, basta instalar o pacote adequado. Os pacotes vêm junto com a instalação do Lazarus.
O acesso aos bancos de dados pode ser feito por meio de código, ou colocando componentes num formulário ou janela. Os componentes sensíveis a dados (ou data-aware) representam os campos de uma tabela representada por um TDataSource. A conexão entre ambos é feita através de propriedades. A tabela por sua vez está associada a um banco de dados por meio de componentes específicos, como TPSQLDatabase, TSQLiteDataset ou outros.
Os seguintes bancos de dados são suportados:
  • PostgreSQL: requer o pacote PSQL
  • DBase e FoxPro podem ser acessados sem a necessidade de um servidor ou uma biblioteca externos através do componente TDbf
  • MySql é suportado
  • SQLite precisa apenas de uma única biblioteca externa e do componente TSqliteDataset
  • MSSQL funciona com o Zeoslib
  • Interbase / Firebird também funcionam com o último Zeoslib



Cross desenvolvimento

O Free Pascal suporta cross-compilação, e aplicativos do Lazarus podem ser cross-compilados de Windows para Linux e FreeBSD e vice versa. Compilar do Mac OS X para Windows, Linux e FreeBSD é possível. Cross-compilar para OS X pode ser feito, mas ainda é difícil.
Cross-compilação também é utilizado corriqueiramente durante o desenvolvimento de aplicados para PDAs com o Lazaraus. como aplicativos para Windows CE.




Comentários