Compartilhando pastas anônimas ou com senha no Ubuntu 14.04

Hoje vou mostrar para você como compartilhar arquivos no Ubuntu.
Você pode compartilhar pastas com acesso sem senha, também chamado como acesso anônimo ou compartilhamento restrito que simplificando apenas quem tem login e senha poderá acessar o conteúdo das pastas.
Atenção ! o Acesso anônimo (sem senha) pode expor seus dados para todas pessoas que estiverem conectado na mesma rede que você!

Em primeiro lugar você precisa atualizar os seus repositórios com o comando:
sudo apt-get update

Depois instale os pacotes necessários para fazer o compartilhamento de arquivos:
sudo apt-get samba samba-common system-config-samba python-glade2 nautilus-share

Apenas para informação o pacote nautilus-share serve para exibir a opção de compartilhamento quando clicamos com o botão direito em cima da pasta.

Agora vamos definir uma senha para o seu usuário para acesso ao samba. Esta senha pode ser igual a sua senha de login, eu uso uma senha diferente para o login e para o acesso aos meus arquivos na rede, execute o comando sudo smbpasswd -a , veja o exemplo abaixo:
sudo smbpasswd -a danegd (danegd é o nome do meu usuário que você deve trocar pelo seu.)
Depois disso basta clicar com o botão direito na pasta que deseja compartilhar e executar o compartilhamento, abaixo um vídeo passo a passo ensinando como fazer todos procedimentos:



Se você gostou desta video-aula, clique em curtir na minha página do facebook, assim você ajuda a divulgar meu trabalho.

Comentários

Ricardo Spinoza disse…
Apenas comentando que faltou o parametro install no apt-get:

sudo apt-get install samba samba-common system-config-samba python-glade2 nautilus-share