Instalando e preparando o Ubuntu para o Steam!

linuxsteamAprenda de uma vez por todas a instalar o Ubuntu ao lado do Windows, instalação dos drivers de vídeo e desfrute do Steam para Linux.
Se você está curioso devido as recentes notícias da Steam recomendando testar o software no Ubuntu, mas tem ainda muitas dúvidas pois nunca se aventurou nessa dimensão open source, ouvimos o seu apelo e preparamos um guia especial abrangendo a instalação e configuração do Ubuntu, alguns problemas que pode enfrentar pelo caminho e por fim a instalação do Steam, o motivo de toda essa aventura.

Obtendo o Ubuntu, criando um LiveCD ou LivePen e dando o boot

A instalação do Ubuntu realmente não possui maiores dificuldades, nem segredos. No entanto, para usuários sem muita experiência, poderá seguir esse guia passo a passo.


O guia aborda a obtenção do Ubuntu e as ferramentas para se criar um CD/DVD bootável (LiveCD/DVD) ou um pendrive bootável (LivePen). Também a instalação do Ubuntu mantendo a instalação já existente do Windows, e a instalação dos drivers proprietários ATI/AMD e NVidia para uso dos recursos de placa de vídeo dedicadas, necessário para o uso com Steam. Acesse o guia caso não possua uma instalação ou não saiba como efetuá-la, clicando aqui.

Instalação do Steam para Linux

Instalação do Ubuntu funcional, com os devidos drivers de vídeos instalados, vamos obter o pacote .DEB (o equivalente ao .EXE no Windows) para efetuar a instalação.

Voce pode obter o último pacote de instalação clicando aqui caso a sua distro seja o Ubuntu 12:10 Quantal.

Para o Ubuntu 12:04, apesar do pacote acima funcionar, o a valve possui um repositório específico. Clique aqui para download.

Há várias formas de se instalar um pacote para Ubuntu. Iremos abordar a mais simples. Assim como no Windows, clique sobre o pacote. A central de software do Ubuntu irá abrir, depois basta clicar no botão "Instalar". Digite sua senha.

Na janela que abrir, clique no botão "Start Steam Beta", como mostra a figura abaixo. A instalação irá começar.

O próprio instalador resolve as dependências (caso surja alguma), abrindo um terminal automaticamente para você autorizar a instalação. Processa digitando sua senha no terminal, e depois "S" sem aspas e em maiúsculo.

Resolvendo possíveis erros

Esses são os passos para a instalação do Steam para Ubuntu. Contudo, caso o instalador não consiga resolver todas as dependências, principalmente em sistemas 64 bits, abra o terminal de comando pressionando Ctrl+Alt+T. Copie e cole os comandos abaixo:

sudo apt-get -y install libjpeg-turbo8:i386 libcurl3-gnutls:i386 libogg0:i386 libpixman-1-0:i386 libsdl1.2debian:i386 libtheora0:i386 libvorbis0a:i386 libvorbisenc2:i386 libvorbisfile3:i386 libasound2:i386 libc6:i386 libgcc1:i386 libstdc++6:i386 libx11-6:i386 libxau6:i386 libxcb1:i386 libxdmcp6:i386 && sudo apt-get install -f

Digite sua senha. É normal o terminal não mostrar qualquer feedback, por razões de segurança. Apenas digite a senha e tecle ENTER ao final.

A partir desse momento, o Steam estará pronto para ser usado.

Fonte/ Leia o tutorial completo e com imagens em: http://www.superdownloads.com.br/materias/instalando-preparando-ubuntu-steam.html#ixzz2PIYxELxP

 

Comentários