Usar vários monitores no Windows XP

O Windows XP possibilita o aumento de produtividade usando vários monitores para expandir o tamanho da área de trabalho. Com o uso de até dez monitores individuais conectados a um único computador, é possível criar uma áea de trabalho grande o suficiente para conter vários programas ou janelas. É possível trabalhar facilmente em mais de uma tarefa ao mesmo tempo movendo itens de um monitor para outro ou alongando-os em vários monitores. É possível editar imagens ou textos em um monitor enquanto exibe a atividade na Web em outro. Ou, é possível abrir várias páginas de um único documento grande e arrastá-las em vários monitores para exibir facilmente o layout do texto e os gráficos. Também é possível alongar uma planilha do Microsoft Excel em dois monitores para que possa exibir diversas colunas sem usar as barras de rolagem.

Organizar vários monitores

Um monitor serve como o monitor principal e exibe a caixa de diálogo Logon ao iniciar o computador. Além disso, a maioria dos programas exibirá janelas no monitor principal ao abri-los pela primeira vez. É possível selecionar resoluções de tela diferentes e configurações de qualidade de cor diferentes para cada monitor. Vários monitores podem ser conectados a adaptadores de vídeo individuais ou a um único adaptador de vídeo que suporta saídas múltiplas. Para configurar a organização de vários monitores:

  1. Clique em Iniciar e em Painel de controle.
  2. Clique em Aparência e temas e em Vídeo.
  3. Na guia Configurações, clique em Identificar para exibir um número grande em cada um dos monitores. Isto mostra qual monitor corresponde a cada ícone.
  4. Clique nos ícones dos monitores e arraste-os para as posições que representam como você deseja mover os itens de um monitor para outro e clique em OK ou em Aplicar para exibir as alterações.

OBSERVAÇÃO: As posições dos ícones determinam como os itens são movidos de um monitor para outro. Por exemplo, se estiver usando dois monitores e quiser mover os itens de um monitor para o outro, arrastando para esquerda ou para a direita, coloque os ícones lado a lado. Para mover itens entre monitores arrastando-os para cima e para baixo, coloque os ícones um acima do outro. As posições do ícone não precisam corresponder às posições físicas dos monitores. É possível colocar os ícones um acima do outro mesmo se os monitores estiverem lado a lado.

-----------------------------------------------------------------------------

Alterar o monitor principal
  1. Na guia Configurações da caixa de diálogo Propriedades de vídeo, clique no ícone do monitor que representa o monitor que você deseja designar como sendo o principal.
  2. Marque a caixa de seleção Usar este dispositivo como monitor principal. Observe que esta caixa de seleção não está disponível ao selecionar o ícone do monitor definido atualmente como seu monitor principal.

-----------------------------------------------------------------------------

Exibir a mesma Área de Trabalho em vários monitores
  1. Na guia Configurações da caixa de diálogo Propriedades de vídeo, clique no ícone do monitor que representa o monitor que deseja usar além do monitor principal.
  2. Marque a caixa de seleção Estender a área de trabalho do Windows a este monitor. Após habilitar este recurso, é possível arrastar itens pela tela em monitores alternativos. Ou, é possível redimensionar uma janela para alongá-la em mais de um monitor.

------------------------------------------------------------------------------

Mover itens entre monitores
  1. Na guia Configurações da caixa de diálogo Propriedades de vídeo, clique em Identificar para exibir um número grande em cada um dos monitores. Isto mostra qual monitor corresponde a cada ícone.
  2. Clique nos ícones do monitor e arraste-os para as posições que representam como você deseja mover os itens de um monitor para outro e clique em OK ou em Aplicar.
  3. Arraste um item da área de trabalho pela tela até aparecer no monitor alternativo. Ou, é possível redimensionar uma janela para alongá-la em mais de um monitor.

-----------------------------------------------------------------------------------

Usando o modo de exibição duplo

Em muitos computadores portáteis e em alguns computadores desktop (com duas portas de vídeo em uma placa de vídeo), é possível expandir seu vídeo para um segundo monitor usando o Modo de exibição duplo. O Modo de exibição duplo é muito parecido com o recurso de vários monitores, com a exceção de que não é possível selecionar o monitor principal. Em um computador portátil, o monitor principal é sempre a tela de vídeo LCD. Em um computador desktop, é o monitor anexado à primeira porta de saída de vídeo. Assim que o segundo monitor for anexado e o computador for ligado, use a ferramenta Vídeo no Painel de controle para definir suas configurações, da mesma forma que faz com vários monitores. É possível usar o Modo de exibição duplo com computadores portáteis encaixados ou desencaixados.

--------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Microsoft

Comentários